Por meio da XporY.com a empresária Júlia Pittelkow encontrou a oportunidade que precisava para empreender e retomar seu negócio de venda de roupas e acessórios infantis. Há dois anos ela começou a comercializar suas peças por meio de encomendas feitas pela internet ou diretamente em domicílio. Porém, Júlia não conseguiu conciliar seu trabalho como servidora pública com o tempo para as entregas e visita na casa dos clientes. Isso se deu mais pela falta de experiência no mundo dos negócios, o que acabou fazendo que ela ficasse com um alto estoque de peças paradas.

Há um ano, Júlia percebeu que a plataforma digital de permutas multilaterais poderia ser a solução que precisava para fazer circular o estoque de produtos que estava ocioso em sua casa. E de fato foi. Ao se cadastrar na XporY.com a empresária conseguiu dois bons espaços para expor e oferecer seus itens, o portal do serviço e a loja física da plataforma no Setor Marista, em Goiânia. Graças às vendas em X$ (moeda digital usada pelo serviço de permutas) Júlia diz que só no último ano seu pequeno negócio de venda de roupas infantis cresceu 400%. Ela não só conseguiu desfazer do estoque estava parado, como começou a vender mais.

Agora, também com a ajuda da X por Y, Júlia inicia a realização de um grande projeto pessoal, a construção de sua loja própria. Após vender em permuta mais de 200 mil em X$ em pouco mais de um ano, a empreendedora está construindo junto a sua casa um espaço onde suas peças serão comercializadas. Desde o projeto de arquitetura, ao serviço de pedreiro e marcenaria, até a compra de insumos para a construção; tudo foi contratado pela plataforma de permutas. Ao todo são mais de 30 mil em X$ investidos na nova loja, que se chamará FBI Kids.

As obras do estabelecimento começaram no mês de abril e a previsão é de serem concluídas em junho, com a inauguração prevista para julho deste ano. Logo em seguida, Júlia Pittelkow promete fazer a reforma de sua casa também por meio das permutas.

Para mobiliar o estabelecimento, Júlia já está fechando uma parceria com uma loja de móveis planejados a qual ela convidou para se cadastrar na plataforma de permutas. “Estou sempre atenta a oportunidades de bons negócios. Sempre que preciso de um serviço ou produto e não encontro na plataforma, eu mesma busco esses possíveis parceiros e os trago para a rede”, explica. Segundo Júlia, a receptividade é sempre muito positiva quando as pessoas conhecem o serviço de permutas.

Júlia diz que a proposta de economia compartilhada da XporY.com lhe trouxe uma nova visão de empreendedorismo. “Encontrei na plataforma a oportunidade de estruturar meu negócio e me tornar mais competitiva no mercado”, afirma a empresária que é uma entusiasta da ideia. A empresária, além de aumentar exponencialmente a venda dos produtos infantis, ela também se desenvolveu como consultora de viagens e presta este serviço de permutas de pacotes de viagens exclusivamente pela plataforma.

Sobre a XporY.com

A XporY.com é uma scale up criada em 2014 com o objetivo de promover a economia colaborativa, mostrando uma outra alternativa para profissionais e empresas gerarem valor a seus serviços e produtos. Atualmente, são mais de 6.500 associados que oferecem uma infinidade de produtos e serviços, tudo negociado em X$, moeda virtual que equivale a R$ 1.

Um diferencial da X por Y, em relação a outras plataformas de permuta, é a ausência de custo na adesão, ou seja, os participantes não têm que pagar para entrar na rede e nem um valor mensal ou anual como manutenção. Com a X por Y, somente na hora de consumir, é que paga-se apenas uma taxa de 10% em reais sobre o valor da compra, ou seja, quem quer vender em permuta também não paga nada. O cadastro no serviço é gratuito.

Novos associados podem fazer empréstimos em X$ e adquirir qualquer item na plataforma. O valor emprestado em moeda digital poderá ser pago à medida que o serviço ou produto ofertado for negociado. Caso o empréstimo não seja quitado em X$ no prazo de três meses, ele deverá ser pago em dinheiro. O cadastro pode ser feito pelo portal da X por Y, no aplicativo da plataforma ou mesmo na loja física da empresa.