O número de brasileiros que praticam exercícios físicos aumentou cerca de 24% entre 2006 e 2017. É o que indica a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), elaborado pelo Ministério da Saúde. Até 2015, mais de 38 milhões de pessoas com mais de 15 anos praticavam alguma modalidade esportiva, segundo o suplemento Práticas de Esporte e Atividade Física, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

Os dados refletem as mudanças nos hábitos dos brasileiros que buscam alcançar os benefícios da atividade física para a saúde, para o bem-estar em geral e até para a estética. Mas ainda é preciso avançar na conscientização e mobilização das pessoas para a prática constante de esportes. Com esse fim, o Brasil celebra em 19 de fevereiro, o Dia do Esportista.

Contudo, para realizar o exercício físico seja de forma profissional ou somente como boa prática cotidiana todo desportista, que não tenha conhecimentos técnicos sobre o assunto, precisa de orientação especializada e o fator econômico, muitas vezes, é um impeditivo para o engajamento nas atividades. Tendo em vista a alta da demanda e a tendência de crescimento, o mercado já se movimenta para oferecer opções de novas formas de negócios para atrair clientes. É o caso da plataforma de permutas multilaterais XporY.com.

Segundo o diretor e fundador da X por Y, Rafael Barbosa, a plataforma digital possui diversas ofertas voltadas para as práticas esportivas, como personal trainers, assessorias esportivas, professores de diversas modalidades, entre outras. “O sistema de permutas permite que os usuários da plataforma ofertem seus produtos ou serviços na área dos esportes, por exemplo, e os troque por outros itens de seu interesse como viagens, alimentação, entretenimento, entre outros”, destaca o empresário.

O professor de Muay Thai, Alexandre Nunes, viu a oportunidade de diversificar sua clientela por meio da troca de serviços e está oferecendo pacotes de aulas pela plataforma XporY.com há dois anos. Ele vê a estratégia como positiva. “Resolvi apostar nessa área e sempre tenho procura de clientes por meio da plataforma”, afirma. De acordo com a pesquisa do Ministério da Saúde, uma das modalidades esportivas que mais cresceram nos últimos anos foram as lutas com mais de 109% de aumento no número de praticantes.

O professor reforça que os novos praticantes devem se atentar com a qualidade dos professores para não terem problemas, principalmente com lesões. “Como é uma área que cresceu consideravelmente nos últimos anos, há muitos orientadores que ainda são inexperientes e os resultados podem ser negativos”, alerta o profissional.

O personal trainer Fernando de Araújo se inscreveu na plataforma de permutas multilaterais XporY.com há quase seis anos e está contente com o resultado. “Eu descobri essa oportunidade quando a empresa ainda estava no início, quando sua ideia foi apresentada em uma feira de empreendedor do Sebrae, no Centro de Convenções de Goiânia, em 2014. Logo depois eu me inscrevi e tenho conseguido fechar pacotes com diversos alunos”, afirma o personal trainer.

Os pacotes oferecidos por Fernando variam de três a quatro meses e atraem pessoas que buscam melhorar as condições de saúde, os aspectos estéticos e a recuperação física de alunos e atletas. “Eu já era adepto às iniciativas de permutas, mas as unilaterais não permitiam muitas opções de negócios. As permutas multilaterais são mais flexíveis porque temos a liberdade de oferecer os pacotes, receber em X$ [moeda virtual da plataforma] e usar o valor recebido em outras ofertas da plataforma”, destaca o personal trainer.