Grupo de troca multilateral é alternativa para otimizar estudos

Plataforma XporY.com firma parceria com o grupo Tropical Urbanismo que passa negociação em permuta imobiliária através do site

O mercado imobiliário ainda sente os impactos da crise econômica que afligiu o País nos últimos anos. Tal como nossa economia, o setor segue em lenta recuperação e a velocidade da Venda Sobre Oferta (VSO) de imóveis ainda não recuperou aos patamares anteriores à crise. Segundo dados da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), nos últimos quatro meses, esse índice apresentou queda de quase dois pontos percentuais. Em dezembro de 2018 a velocidade da VSO era de 6,50, já em março deste ano caiu para 4,74. A queda ocorreu também na comparação com março do ano passado, quando o índice estava em 6,24.

Diante de tal cenário, empresas do mercado imobiliário buscam alternativas de negociação com quem quer comprar um imóvel. É o que fez, por exemplo, o grupo Tropical Urbanismo e Incorporação, que recentemente firmou uma parceria com a plataforma de permutas multilaterais X por Y. A empresa de urbanismo, com 42 anos de história e presença nas regiões Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste, Norte do País e no Distrito Federal, começou a negociar imóveis em alguns de seus empreendimentos em X$, moeda digital utilizada pela plataforma de permutas com valor unitário equivalente a R$ 1.

Apesar de não serem novidade no mercado imobiliário, no Brasil a permuta imobiliária vêm ganhando força neste setor. Para se ter uma ideia, a cidade de São Paulo, a maior do País, registrou no primeiro semestre de 2017, um crescimento de 12% nas vendas de imóveis usados, na comparação com igual período de 2016, graças às negociações feitas por meio de permuta, segundo balanço da Lello, uma das maiores administradoras imobiliárias paulistana.

Para o especialista em gestão, inovação, empreendedorismo e em economia compartilhada, Rafael Barbosa, fundador da plataforma X por Y, a negociação por meio do sistema de permuta imobiliária multilateral ajuda quem vende, trazendo de volta a velocidade sobre a VSO [Venda Sobre Oferta], e traz também uma grande vantagem para quem adquire o imóvel. “A pessoa investe créditos de permuta em um patrimônio que irá se valorizar e render dinheiro”, destaca Rafael.

Sinal de que as permutas também têm condições de movimentar o mercado imobiliário em Goiás é o resultado da primeira ação entre Tropical e a XporY.com. A incorporadora disponibilizou dois terrenos para venda em permuta em Aparecida de Goiânia, e ambos foram comercializados em poucas horas após serem disponibilizados na plataforma digital.

Segundo Leandro Daher, diretor de empreendimento da Tropical Urbanismo e Incorporação, fazer permutas é uma forma inteligente de fazer negócios, sendo uma decisão estratégica que amplia possibilidades de gerar recursos. “Todo mundo vende ou compra algo. O dinheiro em si é apenas uma espécie de moeda de troca. Então se você vende algo que não tem interesse e troca por algo que lhe interessa, isso sim faz sentido”, afirma o empresário.

Atento a oportunidades

O empresário Henrique Junqueira, 41 anos, foi um dos compradores, em X$, de um dos terrenos disponibilizados na XporY.com. Dono de uma distribuidora de gás de cozinha há 21 anos, há dois anos ele cadastrou sua empresa na plataforma.

Mesmo utilizando seus X$ no dia a dia, para alimentação e lazer, o empresário havia acumulado um grande quantidade de créditos em permuta. Ao ver a oferta dos imóveis na X por Y viu ali a oportunidade de transformar suas moedas virtuais, um rentável investimento, ou seja, um patrimônio com grande potencial de valorização. “Foi uma decisão estratégica. Ao comprar o terreno, optei por fazer uma espécie de poupança e a grande quantidade de X$ tinha acumulada virou um patrimônio que se valoriza com o tempo. ”, afirma Henrique.

O empresário comprou um terreno de 300 m² no Setor Santa Luzia, em Aparecida de Goiânia. “A localização é muito boa, tem um comércio aquecido, então acredito que serei beneficiado com uma alta valorização do imóvel em pouco tempo”, afirma Henrique que pretende comprar mais imóveis por meio de X$.

Sobre a XporY.com

A XporY.com é uma scale up criada em 2014 com o objetivo de promover a economia colaborativa, mostrando uma outra alternativa para profissionais e empresas gerarem valor a seus serviços e produtos. Atualmente, são mais de 6.800 associados que oferecem uma infinidade de produtos e serviços, tudo negociado em X$, moeda virtual que equivale a R$ 1. “Os profissionais continuam produtivos, as empresas mantém o seu giro de estoque e, de quebra, aumentam seu poder de compra. Sem falar que a XporY.com também funciona como uma vitrine para a empresa ou o profissional autônomo”, explica Rafael Barbosa. Segundo ele, a ideia nasceu de modelos de plataformas de permutas criadas nos Estados Unidos.

Um diferencial da X por Y, em relação a outras plataformas de permuta, é a ausência de custo na adesão, ou seja, os participantes não têm que pagar para entrar na rede, nem mesmo um valor mensal ou anual como manutenção. Com a X por Y, somente na hora de consumir, é que se cobra uma taxa de 10% em reais sobre o valor da compra, ou seja, quem negocia seu produto ou serviço na plataforma não paga nada. O cadastro no serviço é gratuito.

Novos associados podem fazer empréstimos em X$ e adquirir qualquer item oferecido na plataforma. O valor emprestado em moeda digital poderá ser pago à medida em que o serviço ou produto ofertado for negociado. Caso o empréstimo não seja quitado em X$ no prazo de 90 dias, o valor faltante deverá ser pago em dinheiro. O cadastro é gratuito e pode ser feito pelo portal da X por Y, no aplicativo da plataforma ou mesmo na loja física da empresa.