O que é escambo? Muitos deixaram essa dúvida de lado e agora oferecem ou conseguem adquirir assessoria para pedido de casamento, serviço de hipnose e muito mais coisas interessantes. Provavelmente você não encontrará pelas ruas da cidade algum estabelecimento que anuncie esses serviços, mas pode acreditar: eles existem e são oferecidos especialmente na internet. Um exemplo é a plataforma de permuta XporY.com

 

Assessoria para pedido de casamento, serviço de hipnose clínica ou festa de aniversário ou casamento num motel. Você já contratou algum desses inusitados serviços? Se não, fique sabendo que muita gente já, por isso eles existem e são oferecidos especialmente na internet.

 

“A web, como um espaço que se tem de tudo, é o melhor canal para ligar quem oferece e presta um serviço diferente ou inusitado a quem precisa deste serviço. São coisas que você não irá encontrar, num consultório ou loja de rua, mas que têm demanda, basta muitas vezes a pessoa saber que existe ”, afirma Rafael Barbosa, especialista em economia colaborativa, diretor e fundador da scale up X por Y, plataforma digital de permuta multilateral, que oferece alguns desses serviços curiosos, que são negociados em X$, moeda virtual usada pela XporY.com “Muitas pessoas que oferecem esses serviços mais incomuns, muitas vezes têm um outro trabalho, mas como tem expertise para uma outra atividade aproveita o tempo de sobra para agregar valor e lucrar com isso”, conta o especialista em economia colaborativa. A seguir alguns serviços inusitados oferecidos pela plataforma de permuta.

 

1 — Assessoria para Pedido de Casamento ou Surpresa Romântica

 

A assessora de eventos Luísa Antunes de Souza, da empresa Conquistando o Sim, é a responsável pelo serviço que ajuda as pessoas que querem fazer um pedido de casamento ou surpresa romântica especial.

 

A empreendedora conta que já trabalhava com eventos e depois que fez um curso de marketing digital, há um ano e meio, decidiu abrir a empresa que se especializou em assessorar os enamorados a fazerem um pedido de casamento de forma bem especial.

 

A ideia de oferecer esse serviço veio pela procura de vários homens que queriam pedir as amadas em casamento, mas não sabiam como fazer o pedido de uma forma original. “Esse é um tipo de serviço muito difundido nos Estados Unidos, mas aqui no Brasil nem tanto. Aqui em Goiânia acredito que sou a pioneira, pois até hoje nunca vi outra empresa que faz esse tipo de trabalho”, disse.

 

O pacote oferecido por Luisa na XporY.com inclui duas reuniões presenciais para desenvolvimento da ideia exclusiva e entrega do plano detalhado para execução, e custa X$:500,00. O cadastro na plataforma veio da intenção de divulgar seu trabalho e poder aproveitar o tempo ocioso com novos clientes.

 

2 — Suíte Lounge em Motel para aniversários ou eventos corporativos

 

O empresário Diony Melo, ao disponibilizar uma área de 800 m² no seu Suíte Motel, para realização de festas como comemorações de aniversários, chá de lingerie, eventos empresariais, festas de casamentos, coquetéis e baladas, ele diz que busca desfazer o preconceito que se tem em relação a esse tipo de estabelecimento. “As pessoas acham que num motel só faz uma coisa, e não é verdade”, diz.

 

Ele diz que quem pensa que todos os motéis brasileiros só dispõem de camas redondas, espelhos no teto, iluminação neon e decoração extravagante está muito equivocado. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Motéis (Abmotéis) revelam que cerca de 30% dos motéis no Brasil estão com foco maior em Negócios e Turismo. Para se ter uma ideia, durante a realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, em 2014, muitos turistas estrangeiros optaram por se hospedar nesses meios de hospedagem, pois o foco deles era apenas encontrar uma suíte para descansar e recompor as energias. Aliás, essa ideia de que os motéis servem apenas para encontros amorosos é algo tipicamente brasileiro. Nos Estados Unidos, por exemplo, de onde veio a palavra motel (junto de motor + hotel), esses estabelecimentos na verdade são hospedagens mais econômicas voltadas para pessoas que passam muito tempo nas estradas.

 

Em seu estabelecimento, que fica na Av. Castelo Branco, em Goiânia (saída para Trindade), Diony revela que já tem recebido alguns eventos, até de empresas. “Há quatro anos resolvi usar esse espaço que tenho no motel para realização de festas e a procura tem aumentado.” O que é escambo? Na plataforma X por Y, o aluguel do espaço por 12 horas sai por X$:4.000,00. A suíte comporta até 100 pessoas e a pessoa ou o casal que locar a área tem direito ao pernoite e café da manhã. O empresário explica que teve a ideia de criar esse espaço diferente para eventos ao juntar as suítes: Presidencial Star, Loft e Imperial Vip que já funcionavam no motel.

 

3 — Hipnose Clínica

 

A curiosidade pelas coisas da mente e sobre o comportamento humano levaram ao servidor público e escritor Leonardo Teixeira à hipnose clínica, serviço que presta há três anos. “Sempre li muitos livros sobre psicologia e pesquisei muito sobre a mente humana. Quando li sobre a hipnose me interessei muito e passei a fazer uma ampla pesquisa e descobri que tal prática é usada em muitos tratamentos de psiquiatria e psicologia, como terapia complementar. Gostei ainda mais do assunto e resolvi fazer cursos a respeito”, resume Leonardo ao contar como passou a prestar esse serviço inusitado de hipnose clínica.

 

Pode parecer estranho alguém contratar um profissional para hipnotizá-lo. Mas, segundo Leonardo, como tem uma boa demanda para esse serviço, “às vezes acontece de eu não ter horário”. O hipnólogo explica que a hipnose é uma ciência e não tem nada a ver com mágica, misticismo, religião ou espiritualidade. “As pessoas têm uma ideia muito equivocada sobre o que é hipnose, que nada mais é do que um estado profundo de relaxamento e foco. Você não perde a consciência ou sentidos, e aí então alguém pode fazer o que quiser com você. Isso não existe”, afirma Leonardo. Ele também ressalta que a hipnose clínica, apesar de ter resultados eficiências sobre problemas como depressão, ansiedade, insônia e outros, não substitui os tratamentos de psicologia ou psiquiatria. “É um tratamento complementar e atua em conjuntos com outras terapias”, esclarece.

 

Leonardo, inclusive, explica que muitas vezes nós no dia a dia entramos em transes e não percebemos. “Quando assistimos a um filme de ação ou terror, sabemos que são atores encenando e que muito do que se vê são efeitos especiais ou de computação, mas ainda assim nossa mente se envolve nesse universo fictício, mesmo sabendo nada é real. Isso é um tipo de transe”, explica.

 

Hipnólogo com formação em hipnose clássica, programação neurolinguística, coaching e hipnose clínica pelo instituto Hony Bezarra, instituição que é referência nessa prática, Leonardo oferece sessões de hipnose clínica na plataforma XporY.com por X$:250,00.



4 — Palestra e animação para Chá de Lingerie



Não se faz mais chás de noiva como antigamente. Aliás, eles nem são chamados assim, a moda agora é chá de lingerie, uma festa exclusivamente feminina em que a noiva recebe das amigas peças íntimas de presente. E foi nesse tipo de evento que a psicóloga e terapeuta sexual Raquel Malaghetta descobriu um belo filão de negócio. Ela conta que teve sua primeira experiência com chá de lingerie e orientação sexual ainda na faculdade, há cerca de cinco anos, quando cursava psicologia. “Durante o período de graduação, várias colegas se casaram e, como eu era familiarizada com o tema e muito criativa, comecei a fazer a animação dos chás de lingerie das alunas. Acabou que fiquei famosa na faculdade por isso”, lembra a terapeuta.

 

Durante o curso ela já se decidiu em atuar na área da sexualidade. Com este objetivo, desenvolveu projetos e realizou cursos específicos, iniciando sua atuação ainda na faculdade, se destacando na área clínica em atendimento a casais, casos de abuso sexual e fetiches. Como já tinha experiência na área de orientação sexual, decidiu profissionalizar a animação dos chá de lingerie levando alegria e esclarecimentos sobre temas que toda noiva deveria saber, antes, durante e depois da lua de mel, fundando sua empresa em abril de 2015.

 

“Temos diversos temas que tratamos no chá de lingerie como pompoarismo, orgasmo feminino, como tirar o relacionamento da rotina, tutorial para a lua de mel, dicas de sedução, relacionamentos saudáveis, vencendo os ciúmes, e muito mais”, explica a terapeuta. Entre os temas mais pedidos, segundo ela, lideram as técnicas para alcançar o orgasmo feminino e o “Guia da Mulher Irresistível”, que envolve técnicas comportamentais como auto-estima, amor próprio, relacionamento saudável, aceitação do próprio corpo etc.

 

O chá de lingerie, segundo Raquel, é o seu carro-chefe. “Levo a sexualidade com profissionalismo e humor. Realizo de dois a cinco chás por semana. Nos últimos três anos realizei mais de três mil chás de lingerie ou despedida de solteira”, conta ela. A animação fica por conta de brindes eróticos que são sorteados entre as participantes da festa e divertidas dinâmicas. No pacote ofertado na XporY.com cada palestra sai a X$:600,00.

 

Uma novidade anunciada por Raquel Malaghetta são as palestras para o público masculino durante as despedidas de solteiro, geralmente realizado em Pub Barbearia conveniado. Após palestra direcionada aos homens, as mulheres podem ser convidadas para um segundo momento direcionado ao casal. A terapeuta também realiza animação em Chá Bar e eventos afins. Todos esses serviços podem ser adquiridos na plataforma X por Y, por meio de permuta, sem necessidade de pagamento em reais para a profissional.

 

Raquel tem em Goiânia um espaço de sexologia que se chama Instituto Malaghetta, onde oferece cursos e workshops para homens, mulheres e casais a respeito de aprimoramento sexual e desenvolvimento humano. Além disso, ela vende produtos eróticos e realiza palestras em empresas sobre temas relacionados à sexualidade e saúde. Em seu consultório, a psicóloga também oferece consultoria sexual. “Este é um trabalho mais terapêutico que trata disfunções sexuais, como anorgasmia, ejaculação precoce e outros”, explica.