Ao fomentar a economia colaborativa e compartilhada, a XporY.com está inspirando parcerias que estão beneficiando bem além dos seus mais de 6.800 associados. O empresário Gabriel Bretas, sócio-proprietário do Hotel Fazenda Ranchos 30, localizado na entrada para Hidrolândia, traz um exemplo. Ele conta que recebeu há cerca de um ano uma proposta de parceria feita pelo odontólogo Leandro Gonçalves, sócio da LG Implantes Dentários, em Goiânia, para oferecer tratamento dentário aos colaboradores do hotel fazenda, e os procedimentos seriam pagos por meio de X$, moeda social usada pela plataforma de permutas multilaterais. Gabriel não só aceitou a proposta, como a ampliou e desenvolveu um projeto de saúde bucal para seus funcionários, firmando parcerias com outras clínicas odontológicas associadas à XporY.com. Atualmente, os 28 colaboradores do estabelecimento hoteleiro são beneficiados pela iniciativa do empresário.

“Oferecer esse tratamento dentário aos nossos colaboradores é uma forma de prevenir problemas de saúde, melhorar a qualidade de vida e disposição dos nossos colaboradores, pois com dor de dente ninguém consegue trabalhar”, brinca.

Por meio do projeto, a empresa paga, antecipadamente, o valor total do tratamento, arcando com 30% deste custo, e o restante é parcelado no contracheque do trabalhador. “Hoje mais de 50% dos nossos colaboradores são beneficiados”, destaca Gabriel Bretas. Segundo o empresário, o benefício concedido aos funcionários do hotel fazenda só é possível graças aos créditos em X$ levantado junto à XporY.com. O odontólogo Leandro Gonçalves ressalta que a manutenção da saúde bucal traz diversos benefícios, que vão além de um belo sorriso, repercutindo inclusive na vida profissional. “Muita gente ainda não tem acesso regular aos serviços de saúde bucal e são, na maioria, pessoas que precisam e não podem pagar pelo tratamento, então o apoio de empregadores para seus colaboradores é fundamental para promover, não só o resgate da auto-estima dessas pessoas, mas também reintegrar essa pessoa ao convívio social por meio do sorriso. Com isso há melhora até na comunicação dos profissionais no seu ambiente de trabalho e em sua vida pessoal”, destaca o especialista.

Sorriso recuperado

A parceria entre o Hotel Fazenda Ranchos 30 e os odontólogos associados à XporY.com foi uma grande salvação para Welder Rodrigues da Silva, gerente de pátio do estabelecimento. O jovem de 35 anos, que trabalha há três na empresa, sofre de diabetes e, por consequência da doença, que descobriu há quase dez anos, teve perda de todos os dentes. Ele conta que se negou a usar dentadura pois sentia incômodo com a prótese, mas ele admite que não se sentia feliz com a condição. Hoje, por meio do auxílio oferecido pela empresa, está finalizando um tratamento de implante que irá recuperar toda sua dentição.

Ele conta que há muito tempo queria fazer os implantes, mas não estava sendo possível por questão financeira. “Eu nem tinha feito o orçamento, mas sei que é um processo muito caro, acima de 15 mil reais. Eu tentei juntar dinheiro, mas foi insuficiente. Aí, depois de eu começar a trabalhar no Ranchos, o patrão me ofereceu essa oportunidade que fez toda a diferença”, revela.

Feliz, ele relata que está fazendo o tratamento integral, incluindo as consultas, exames e implantes cirúrgicos por meio da plataforma de permutas e o atendimento tem sido excelente. “O agendamento foi rápido, estou sendo muito bem atendido, com atenção total à minha condição de saúde, que requer maior tempo de cicatrização e alguns outros cuidados. Já fiz a cirurgia para colocar os pinos e estou na fase final do tratamento, com tudo acontecendo dentro do previsto”, comemora o funcionário. Parcerias geram benefícios mútuos. O empresário Henrique Junqueira Cançado, proprietário da Circular Gás, com sede no Setor Pedro Ludovico em Goiânia, também desenvolveu um plano para manter a saúde odontológica de seus funcionários em dias. Ele firmou parceria com a clínica Belo Dente e vai oferecer tratamento gratuito para sua equipe composta atualmente por 21 colaboradores no total. O empresário efetuará o pagamento em moeda social antecipado para a clínica e não realizará nenhum desconto dos profissionais. Segundo ele, a ideia é beneficiar os trabalhadores, promovendo condições para que eles tenham sempre uma boa saúde bucal.

Os atendimentos na Belo Dente começaram no final de junho, por etapas. “Primeiro irão os cinco trabalhadores mais antigos de casa. Eles serão privilegiados como forma de bonificação por tempo de serviço. Depois enviaremos os outros, que já estão ansiosos pela chegada da sua vez”, afirma Henrique Cançado. Ele relata que a notícia causou um pequeno alvoroço entre os trabalhadores que receberam com muita alegria o plano. O pacote pago por meio de permutas pela empresa incluirá serviços como consulta com o odontólogo, limpeza e restaurações.

O odontólogo Múcio Teixeira Duarte Júnior, proprietário da Belo Dente, localizada no Setor Campinas, em Goiânia, é o responsável pela parceria com a Circular Gás. Com uma visão bem ampla sobre a importância das parcerias, ele relata que buscar formas diferentes de fazer negócios, faz parte do DNA de sua empresa. Segundo ele, fazer parcerias e permutas é um jeito inteligente de fazer negócios, muito valorizado pelas pessoas, pois proporciona benefícios para todos os envolvidos.

Com 16 anos de profissão, ele enfatiza que a inovação é muito importante nos negócios, principalmente em tempos de crise. “Sempre desenvolvi parcerias muito vantajosas com empresas. A nossa filosofia de trabalho preza para que os negócios sejam bons para, no mínimo, quatro partes: para a saúde financeira dos parceiros; para a satisfação do paciente, para o profissional da saúde bucal e para a própria sociedade”, afirmou.

De acordo com o odontólogo, a iniciativa das empresas que proporcionam este benefício para seus trabalhadores é de extrema relevância pois serve de estímulo para que a pessoa vá ao dentista e faça as avaliações periódicas. “É uma forma de valorizar o profissional e isso se reverte positivamente no sentimento de gratidão, na imagem positiva da empresa etc., tornando-se um ciclo de ganha-ganha”.