Máscaras de tecido podem ser adquiridas por meio de gambira.

Com o início do período de quarentena, as máscaras de uso profissional quase sumiram das prateleiras das farmácias, por conta da alta na demanda, o Ministério da Saúde passou a orientar o uso das máscaras de tecido como alternativa. Com isso, grandes e pequenas confecções começaram a produzi-las. Na plataforma X por Y, é possível adquiri-las por meio da permuta, ou seja, sem o gasto de dinheiro.

Por meio do sistema, que é gratuito e operado totalmente online, seja por computador ou aplicativo em smartphones, qualquer pessoa pode fazer as aquisições. Para isso, basta fazer um cadastro gratuito na plataforma e oferecer um ou mais produtos, ou serviços ou até artigos de desapego para oferecer como permuta. Uma moeda digital criada pela plataforma, denominada X$, uniformiza as trocas e, assim, o usuário conquista o crédito para a aquisição das máscaras ou outro produto que lhe interesse. Cada X$ corresponde a R$ 1.

Uma das ofertas de máscaras vem da advogada Juliana Cardoso. A produção vem de um familiar e ela oferece na plataforma como uma forma de contribuir com a sociedade durante a pandemia do novo coronavírus e também de ganhar uma renda extra. “Acho que será uma forma viável para atravessar esse momento sem sentir tanto os efeitos financeiros da pandemia do novo coronavírus”, afirma.

Até o momento, ela já permutou cerca de 200 máscaras, cada uma a X$ 15, moeda virtual da plataforma, mas a meta é que sejam vendidas 1.000 máscaras. Os dispositivos de segurança ganham várias estampas e são feitos com tecidos 100% algodão. As máscaras podem ser adquiridas pela plataforma Xpor Y, por meio de voucher, e retiradas no Setor Bueno, com agendamento prévio.

Como funciona

Na gambira da X por Y, empresas e profissionais autônomos oferecem os mais variados serviços e produtos em troca de outros. Tudo é negociado na moeda virtual X$, que é equivalente ao Real. Por meio das permutas no ambiente digital é possível anunciar e comercializar serviços, bens novos e usados de qualquer valor.

Para participar, o interessado deve acessar e se cadastrar gratuitamente pelo aplicativo da X por Y, disponível para iOS ou Android, ou pelo site www.xpory.com. Além da ausência do custo de adesão, os membros da plataforma também não pagam um valor mensal de manutenção e nem comissão sobre as vendas no site. Somente na hora de consumir, é que se paga apenas uma taxa de 10% em reais sobre o valor da compra.